segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Como dar à volta na insónia


Todo mundo sabe que o pior inimigo da insónia é a cama. A gente vai pra lá com a maior das boas vontades, sentindo que o corpo merece descanso, mas assim que a luz é apagada e o tão esperado sono não vem, começa a tortura. Vira de um lado para outro, esmurra a almofada, braços pra dentro da roupa, pra fora da roupa. Vira, revira e nada...o sono não vem.

E a gente precisa dormir, quer dormir...pra não passar outro dia de mau humor, se arrastando no trabalho, jurando que vai esganar o primeiro que pergunta: "Tu andas a dormir o suficiente?"

Na verdade há coisas que contribuem para que o sono não chegue, que a gente fique rolando na cama feito picanha no espeto.

Vou falar de alguns inimigos e depois amigos de um bom sono.

Vamos falar dos vilões:

Comer feito uma besta antes de dormir, é talvez um dos maiores problemas. Porque durante o dia, com a correria de trabalho, a gente mal tem tempo de comer uma refeição digna e como deve de ser. Chega em casa de noite, e se entope com tudo que se sente no direito de comer. Resultado, de pança cheia, a digestão é mais lenta, a gente se sente pesado.

Outro inimigo do sono é o exercício pesado antes de dormir. Levantar pesos, bicicleta fixa, abdominais até à exaustão não contribuem para um sono tranquilo.

Ficar assistindo TV até tarde...porque filme só dá depois das 300 novelas, o que quer dizer que você começa a ver um filme lá pela meia noite e meia. Se for como num certo canal que a gente sabe, a publicidade chega a ser de 20 minutos, tempo suficiente pra a agente esquecer o que estava vendo.

Ir para a cama sem sono então, deve ser o pior!! Aquela coisa de: tenho que deitar cedo porque amanhã tenho que levantar com as galinhas... definitivamente não dá.

Stress, toda gente sabe que provoca insónia. Mal desta vida de contra relógio que a gente leva. Mas contra isso, só depende do quanto estaremos dispostos a nos desgastar. Há como dar um basta e só fazer aquilo que realmente é prioritário.

Assim, vou dar umas dicas do que ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Embora muita gente se veja na contigencia de ter que tomar soníferos, eles não só viciam, como levam à uma escalada de tomar cada vez mais fortes. E o problema continua existindo.

Pode-se optar por tomar um chá de alface. Isso mesmo, ALFACE, um calmante natural, que não vicia e não provoca efeitos colaterais, secundários e afins. Uma folha inteira (importante que o talo vá junto) para uma medida de um copo de água e faça um chá e tome morno, adoçado com mel.

A VALERIANA, em cápsulas ou drageias, pode-se tomar 3 vezes durante o dia, para minimizar os feitos do stress, e ajudando a que não ande raivoso e de mau humor. Também não vicia.

Opte por uma caminhada após o jantar, vá levar o cachorro a dar uma voltinha no quarteirão, não se empanturre ao jantar. Coma uma sopa , a base da alimentação e da digestão fácil. Comendo primeiro a sopa, não vai se entupir de bifes e batata frita no jantar. Jante antes das 21 horas.

Um banho tépido antes de deitar é relaxante, sem pressas. Aprenda a deixar os problemas fora do seu quarto. Estipule uma multa à si mesmo de cada vez que pensa num problema no seu quarto de descanso.
Nada de TV no quarto. Opte por um livro, viaje por outros lugares, imagine que é o herói do romance ou do policial que está lendo. Além de cultivar-se um pouco, não tem o barulho e a agitação de uma TV.

O leitinho morno, como as nossas avós diziam, ajudam a dormir. Relaxa e ajuda a conciliar o sono.

Outra coisa que dá certo, embora muita gente ache que é fantasia, é um raminho de alfazema, de verdade, perto da cabeceira da cama, O perfume é calmante, usado inclusive antigamente em saquinhos que se colocavam por baixo do travesseiro.


A ansiedade de pensar que vai pra cama e não vai dormir, só contribui para afastar o sono. Opte por exercícios de Yoga, que relaxam e ajudam a dominar o corpo e espírito. Ter controle nas suas emoções é primordial, de modo que não sinta desespero por não conseguir dormir.

Já passei por várias situações de stress que me tiraram o sono. Acabei por compreender, que mesmo que eu durma, ou não, ficam lá me esperando. Então, prefiro dormir.

Se não consigo, vou pra sala ler, coloco fones e escuto música com fundo de água, sons do mar ou rio...não é aconselhável pra quem encheu a pança de chá de alface... a cama ou sofá poderão ficar meio molhados.

E entenda que os problemas não são sua exclusividade. Todo mundo tem.

Boa Noite e durma bem.

Ps: não querendo ferir sensibilidades, sexo é o melhor remédio contra insónia....garantido!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário