terça-feira, 28 de julho de 2009

A queda dos anjos



Quando a gente pensa que o mundo pode mudar, que as pessoas realmente procuram uma forma de o melhorar, isso não acontece.

Paternalismo é uma das muitas coisas que me deixam furiosa, aquela coisa meio palerma, de dar tapinhas nas nossas cabeças e dizerem : "a gente faz isso pelo vosso próprio bem", me dá vontade de atacar alguém a mordida.

Como muita gente deve ter calculado, estou esperando com alguma curiosidade pelo novo trabalho dos Rammstein. Visitando os sites e blogs de fãs, me dei conta que "vasou" uma das músicas na Net assim como algumas fotos.

Quando fui na catedral de todo o conhecimento áudiovisual (YouTube), pra ver se já havia alguma coisa, deparo com uma cena de paternalismo nojenta, abjecta e vomitante. Tipo:

Ai...que meninos tão mauzinhos que estão estragando a surpresa aos fãs..." e tiraram tudo de lá.

Sites e blogs que publicaram fotos e a tal da música - Liebe ist für alle da - foram avisados, ou tiravam os bagulhos ou iam levar processos em cima.

Muito bem, pra quem quiser ouvir, cá vai disto:

Se realmente, este grupo sente vontade de agradar os fãs, poderiam antes de mais nada descer os preços dos ingressos para os shows. Se não sabem, ficam a saber que um dos 2 concertos que se fariam em França, foi suspenso, porque os bilhetes custavam a módica quantia de mais ou menos 59€. Isso, se o povo morasse todo perto e não tive que pagar transporte e alimentação.

Se este grupo não sabe, a gente tá no meio duma crise económica, e bilhete pra concerto é supérfluo. Pagar o lugar onde se vive, água, luz, gás e condomínio já é ruim. Infelizmente, a gente ainda por cima tem que comer. E quem como eu, tem dois filhos estudando e não acredita nos milagres pré eleitorais, vejo cada tostão contado.

Será que estes gajos já esqueceram o que e viver de salário? Será que esqueceram como era a vida antes de 93? Ou antes de 89? Francamente...

Na verdade, quem enche os estádios, as salas de concertos são os fãs, aquele povinho meio louco, que faz blogs e sites. Gente que faz promoção do grupo por gosto e de graça. Ao contrario da UMG, que agora gere os negócios da banda, essa fica com uma boa fatia dos lucros. Essa sim, tem o maior interesse de foder com as iniciativas dos fãs, sem o menor pudor. E que eu saiba, mesmo que que UMG faça um grande esforço, não vão encher, com seus trabalhadores e familiares, os estádios deste mundo. São os fãs. Eles não cuidam dos interesses da banda, mas do seu próprio lucro. E os fãs estão sem dinheiro.

Largar uma musiquinha na Net, tipo aperitivo, promove, puxa a curiosidade dos adeptos. Da maneira que isto anda, qualquer dia a gente nem vai poder cantar ou assobiar uma música no chuveiro, no meio de um banho de espuma, porque senão, poderemos levar multa. Ou então, nem sequer colocar o nome da banda numa postagem ou assunto, tipo pecado bíblico: "não pronuncie o nome da banda em vão". Aí passam de 10 mandamentos, pra 11. Ridículo.

A hipocrisia de se dizer que o que leva um criador a fazer arte como modo de expressão dos seus pensamentos começa nesse mercenarismo. O que o artista quer é fama, glória e money.
Essa cena de "a arte é a minha expressão" é só conversa fiada.
Milhares de pessoas expõe as suas ideias em blogs, seus poemas, suas filosofias. De graça.

Platão, Galileu e Da Vinci, graças aos céus, não tinham uma produtora cuidando dos seus assuntos. E graças aos estudos feitos por eles, passamos de um geocentrismo à consciência de que não somos o umbigo do Universo. Mas muita gente se sente deus e pensa que pode tudo, até calar opiniões.

Na minha opinião, o tempo que a banda passou nos EUA estragou tudo. Não sei porque, mas me dá a ideia de que com isso se encantaram demais com a possibilidade do "mais". O que não queria dizer que seja melhor. Será uma crise de meia idade?? Vai saber.

Com isto, deixo o meu protesto, esta foto bem foleira de um R (vai que eu coloco uma foto e me cai uma saraivada de fogo e pedras como em Sodoma?) e de agora em diante, encerro assunto dessa banda. E se me saírem bilhetes pro concerto, vou doa-los ao Banco Alimentar Contra a Fome, que só neste país triplicou os pedidos de ajuda. Assim, podem rifar os bilhetes e arranjar mais uma forma de ajudar quem precisa.

Fica aqui a minha solidariedade com os blogs e donos de sites.

Fim.



Sem comentários: