sábado, 13 de outubro de 2007

Direito



Uma das coisas que sempre fiz questão que meus filhos aprendessem foi que sempre defendessem o direito de ter opinião, desde que devidamente fundamentada.
Não é essa coisa de falar por falar, de que ouviu dizer, mas ter a certeza absoluta das suas convicções.

Isto porque sempre fui contra o síndroma de carneiragem do mundo actual. As opiniões se colocam por unanimidade apenas pelo comodismo que proporciona. É fácil ir na maré.

Posto isto em palavras, outro dia meu filho mais velho veio injuriado para casa por uma discussão que teve com a professora de inglês. Segundo parece, na aula, ela falava sobre Bill Gates, e ele falou que o nome completo do cidadão era Willian Henry Gates III. Como resposta espatafúrdia, a professora disse que o nome dele era Bill Gates e acabou, que as aulas dela eram uma ditadura e que, só aquilo que ela dizia, era o correcto.

Apesar de tudo, o que mais me chocou foi o facto de ela assumir a total ignorância e falta de humildade, de não saber dizer "olha, não sabia, mas agora já sei" comum em todos em que estão nesta vida para aprender. Parece que professor sabe tudo, e que não deve nada ao saber.

A insistência do rapaz na sua convicção, foi vista como um ataque à autoridade dela como professora e como uma forma de fazer ver que há coisas que ela não sabe. Já houve um segundo bate boca entre os dois, do qual resultou de um telefonema da parte da directora de turma.

Parece que o direito de opinião, aquele que parece na Constituição deste país apenas se aplica para alguns, sendo vedado aos que tem menos idade. Deve ser por isso que tratam mal tantas crianças, seus direitos, mesmo estando publicados, são esquecidos pelo facto de serem crianças.

Meus amigos, a democracia anda pelas ruas da amargura, os formadores não tem capacidade pedagógica para saber lidar com adolescentes ou pré adultos. Estão querendo formar pessoas sem vontade própria, sem opinião, e mais um grupo de carneiros mansos. Assim, é mais fácil dirigir um país, com gente sem vontade própria. Que não reclame seus direitos, que não exija aquilo que as leis dizem.

E ainda falavam mal de Salazar. Os ditadores de agora, mascarados em partidos políticos ditos socialistas, são mais ditadores e fascistas. Me pergunto que raio de país ficará este daqui uns anos....

1 comentário:

FAXINEIRA disse...

Fala sério.... parece que 30 anos na escola, no ensino não mudaram nada....