terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Factos, números e fazendo as contas...


Segundo uma pesquisa rápida que fiz na Net nos últimos dias do ano e juntando com os anúncios de Ano Novo, só no último trimestre, em Portugal surgiram mais 569 mil desempregados.

O que quer dizer que o fim de Ano nem foi muito alegre pra muita gente.

Juntando ao facto de que o pão subiu 5%, Luz 4,9% (pra não dizer 5?), portagens 2,2% e imposto automóvel 2,1%. Só pra começar.

Aí fui ver que tipo desempregados temos, e aí pude constatar que só mesmo aí o país é mesmo democrático: 44% dos desempregados são licenciados e menos de metade recebe subsídio de desemprego, a contagem entre os jovens e os de mais de 40 anos está elas por elas.

Uns, porque são jovens e não tem experiência necessária pra colocação, os que já tem 40 ou mais, são considerados velhos pra trabalhar, mas novos demais pra reformados.

Decidam-se!! Ninguém consegue ganhar prática , sem que primeiro arranje um emprego ? E se ter 40 anos é ser velho... tenho aqui um palavrão bem bonitinho pra mandar pra quem pensa assim.

Bom, aí eu forrada de optimismo, resolvi procurar na bolsa de emprego, algo pra ajudar no orçamento familiar. entrei no Part- Time e de caras me aparece uma conhecidíssima marca de produtos de emagrecimento que anuncia colocação (obviamente só pra gente com menos idade que a minha) e fartei-me de rir.

Porque só no ano passado mais de 2 milhões de portugueses recorreram ao Banco Alimentar Contra a Fome. DOIS MILHÕES. Estimando-se que só neste ano que agora entre, a coisa passe para o dobro, será que alguém vai querer comprar produtos pra emagrecer, quando está na iminência da fome????? Só um à parte: Portugal tem 10 milhões de habitantes.

Desses 2 milhões, uma boa fatia são pessoas de canudo na mão que não conseguiram colocação ou foram mandados embora do seu posto de trabalho. Animador.

Depois a gente lê que mais de 18% da população está abaixo do limite da pobreza. Mais animador ainda.

Olha, sinceramente, por muita boa vontade que uma pessoa queira ter, factos são factos. E o facto é que estamos na merda. Literalmente, figuradamente, seja o que for: estamos na merda.

E por muito optimismo que eu afivele na minha cara, no meu (bom?) humor, a verdade é esta: somos governados por uns incapazes, e que foram eleitos por uns inconsequentes que votaram num partido sem ver que tipo de pessoas estão nele.

E assim, se eu tiver que ser a única com sorriso na cara, com muito optimismo em cima de mim, só mesmo a toco de valeriana, de muito chá de alface e de ficar acendendo vela pra todos os santos. Mas segundo parece não é do meu feitio ver um mundo azul assim de graça.

Porque este ano, me desculpem, vai ser duro demais.

Sem comentários: