terça-feira, 25 de novembro de 2008

Espelho, espelho meu

Uma pessoa, com o passar do tempo e com uma certa idade, pensa na vontade de mudar. Acontece com toda gente.

No caso das mulheres, cada dia é uma luta constante contra os efeitos da gravidade, contra as agressões das intemperes, cabelos brancos, rugas e demais sinais de desgaste.
Depois cometemos a bobagem de pensar que as actrizes e mulheres famosas nasceram em estado de graça, linda maravilhosas e apelativas.

Desengano que a gente nunca pôde provar, porque é raro haver uma foto publicada de alguma famosa ao acordar ou em estado de relaxe (salvo Amy Winehouse, que adoptou o estilo : tô me cagando pro mundo).







Hoje me sinto vingada ao ver este desfile de recauchutagem geral do mundo VIP. E ver que a natureza pouco ou nada deu à essas Divas, e que o bisturi mágico do cirurgião serviu de varinha de condão pra transformar abóboras em princesas.

Mas com o meu pavor pelo bisturi é maior que a vontade de fazer melhoramentos e a falta de dinheiro também, tenho que me conformar com aquilo que eu nasci.

De cara lavada, que é meu hábito, não prego tanto susto como essas estrelas de brilho falso....

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Yara e a Teoria do Caos


Sabe aquela minha amiga que voltou pra Angola?? Falei com ela hoje via Msn.

Só um parêntesis neste post: Eu uso este Blog como catalisador de todas as coisas que acontecem comigo, e na maior parte das vezes, só aparece reclamação e esculhambação. Admito.
Me queixo das Segundas, do Governo, do machismo e coisas assim.

Mas eu nunca pensei que a desgraça alheia me desse tanta vontade de rir como foi hoje... e me desculpe Yara, vou fazer de vez em quando, um post dedicado à ti e às tuas peripécias em terras angolanas. Merece.

Pois bem, como dizia minha amiga, nascida e criada em Benguela, passou uns tempos em Terras Lusas, mas acabou por voltar à casa. Eu aqui pensando que ela já tinha ido à praia dar uns mergulhos, que já tinha ido dar umas voltas pra ver os amigos. Mas não foi.

Tinha deixado um recado pra ela perguntando se tudo estava bem, e qual não foi a minha surpresa, quando vejo hoje um apelo pungente dela : "Só tenho vontade de voltar pra aí"

Então??

Seguinte, quando ela foi embora deixou um irmão, que ficou tomando conta das fazendas e da casa...mas sabem como é homem né?

Aquela inteligência rara, resolveu alugar à casa à uns angolanos, mal não seria se não tivesse alugado com o recheio todo la dentro.

Imagine agora que você chega na sua casa e abre a porta e não encontra nada.....

Conversa:

- Dora, não ficou nada...não tem uma panela, não ficou móveis, os inquilinos levaram tudo...
-Bolas...mas deixa estar, agora podes fazer a decoração como queres...
- Só temos uma mesa, dois copos, duas camas, um caldeirão e dois jogos de cama
- nossa!!
-a panela de pressão..meu irmão não conseguiu abrir então usou o martelo, está estragada
-bom, pelo menos a sanita não arrancaram fora?
-não...mas tá um nojinho. Passei os últimos dias a limpar a casa toda.
-vais ver que tudo se compõe
-tô escrevendo à luz de velas e com a bateria do laptop..não tem luz desde ontem. Tô sendo comida pelos mosquitos, tem o gato que não para de miar...vou ter um treco!!
-vela??
-a nossa vizinha Madá, contou que uma cobra entrou em casa. Era do vizinho que perdeu, ficou 3 meses no quarto do meu irmão. Uma jibóia. Quando descobriram fugiu todo mundo de casa...
-pelo menos não comeu o gato
-o gato tá cego e os ratos brincam com os bigodes dele...
-fala sério...
-é verdade
-bom, quanto aos mosquitos, não podes usar insecticida?
-não adianta, só com bazuca
-bolas, assim arrebentas a casa
-não faz mal, quando os inquilinos aqui estavam caiu o tecto da sala, quando saíram caiu o tecto da cozinha
-essa gente era gigante pra dar com os cornos no tecto??
-não sei miga, só sei que nem parece a mesma casa, quero comprar umas cortinas, mas o preço...200US$
-f...-se!!! tão caro??
-tigela de plástico então nem se fala. mas preciso de tapetes pro WC
-ias caindo né??
-pois, ia fazendo Sku, saí da banheira e ia escorregando por ali até que consegui me equilibrar, e depois, tem degrau pra entrar na banheira e degrau dentro da banheira
-??? degrau?? noffffaaaa, que coisa mais xiki. Esse degrau é pra quando tem enchente e vocês não se molharem quando estão tomando banho?? ahahahahahahahahahah
- não ri

Na verdade, estava rindo faz tempo, porque a única coisa que vinha na minha cabeça, era aquele filme com o Tom Hanks, "Um dia a Casa Vem Abaixo".

Sinceramente, eu sempre achei que essas coisas só aconteciam em filmes, até ao dia em que fui acampar pro lados de Madrid...e a armação da tenda ficou em casa na arrecadação. Tivemos que dormir num Bungalô.

Mas enfim, no meio deste caos todo na vida da Yara, espero que ela encontre a serenidade necessária pra poder levar a vida dela pra frente. E que ela meta algum juízo na cabeça do irmão desmiolado.

Conta comigo, nem que seja pra desabafar viu?


Ps: tenho a cópia da conversa, porque é tão bizarra que resolvi guardar...

sábado, 15 de novembro de 2008

Boa Sorte!!!



Tem dias que me pergunto, como é possível a gente se cruzar na vida com certas pessoas? O que nos leva a formar uma amizade assim sem uma explicação lógica? Destino?

Neste preciso momento, uma amiga minha está sobrevoando o Continente Africano, voltando para casa. Benguela em Angola.

As várias tentativas de conseguir adaptar-se à este mundo tão diferente do dela, não foram bem sucedidas, daí o retorno ao lar. Embora a nossa amizade seja bastante recente, podemos dizer que até somos boas amigas, que pudemos nos conhecer, rir, chorar e falar de muitas coisas. E como eu ralhei com ela... tantas vezes...

Ela vai voltar pra perto do mar, pra perto do irmão e de tantas coisas boas e menos boas que ela já conhece. Vai conseguir fugir do frio do inverno, vai provar frutas que a gente vê no supermercado, sem graça e sem gosto. Sortuda!! Dois Verões no mesmo ano!

Do fundo deste meu coração, com sopro e arritmias, tudo de bom pra ti menina, que sejas bastante feliz e que o futuro só te dê coisas boas. Que estes 4 anos em que ficaste meio que no limbo te dê ganas para fazeres mais por ti.

Um beijo grande, e havemos de nos ver num futuro próximo!!

domingo, 9 de novembro de 2008

Os meus dilemas de sempre



A minha relação com a lareira sempre foi parecida com aquela velha anedota do naufrago na ilha deserta, com montes de latas de conserva mas sem abre latas.

Quando tenho lenha, não tenho acendalhas, quando tenho acendalhas, não tenho pinhas, quando tenho acendalhas e pinhas não tenho lenha...ô meu santo...

E foi nesse impasse que cheguei aos primeiros dias de Outono. Mais ou menos uma tonelada de lenha, acendalhas, pinhas... mas a porcaria da lenha grande demais pra caber na minha lareira com recuperador de calor.

Depois de passar o Verão todo tocando no assunto sobre ter que arranjar alguém pra tratar disso e ouvindo o meu marido a dizer que andava a pensar nisso, cá estamos nós. Novembro. Tendo lenha e não tendo.

Ora bem, todos os dias a minha casa é frequentada por rapazes entre os 13 e os 18 anos, amigos dos meus filhos. sentem-se bem aqui em casa, conversam muito comigo, contam os seus problemas, comem como se o mundo fosse acabar amanhã, fazem um barulho do caraças...e lutam pra ver quem é o mais forte.

Aquela coisa muito "testosterona" de chave de braços, masterlocks, chaves de braços e pernas, ai, ai que me dói o braço, fo...-se que me lixate a mão...enfim.

Olhando pra tanta energia mal direccionada e vendo a minha lareira vazia e meus dentes batendo, eis que deu um Fiat Lux aqui nas ideias e perguntei à um deles: achas que podes me dar uma mão na lenha?

Ficou combinado pra sábado, ontem, já que o marido estaria presente, e não é que aqueles meninos racharam tudo à troco de umas cervejolas?? Maravilha.

Agora estou eu aqui quentinha, minha lenha toda arranjada e pronta pra lareira, e os meninos ficaram todos satisfeitos de terem mostrado os seus dotes físicos.

E tô aqui pensando, que quando chegar a Primavera, preciso dar uma pintada na casa...

sábado, 8 de novembro de 2008

E Por Falar Nisso...


Li Eragon, li Eldest e finalmente li Brisinger, o último livro da trilogia de Christopher Paolini, com as suas 800 páginas em apenas dois dias. Foi de seguida.

E eu pensando que ia ser o final onde se iriam conhecer e saber grandes coisas, pra no final saber que terei que esperar por mais 2 ou 3 anos por um novo livro pra ver como acaba... se é que acaba.

Digamos que algumas coisas não foram novidade para mim, a verdadeira paternidade de Eragon, o facto da arma que lhe foi concedida ter sido feita de encomenda e que ia morrer gente muito querida do personagem.

Embora me recuse terminantemente a ver de ovo algum filme que seja referencia destes livros, espero que o tempo passe depressa e eu acabe por saber como isto tudo acaba. Até porque agora se conhece a fonte do poder de Galbatorix... e como destruí-lo.

e como detesto esperar...

E lá vem estragação...


Quem assistiu como eu todos os episódios do Dragon Ball, ficou triste quando a saga acabou. Pelo menos daquilo que passou na TV, já que apenas no Youtube foi possível ver os episódios Dragon Ball 100 Anos Depois.

Houve que achasse violento, mas comparando com as marteladas, estouros, bigornas na cabeça do Tom & Jerry...acho que apenas focou uma forma diferente de ver as coisas.

Daí que, passados estes anos todos, eis que vão fazer um filme com personagens de carne e osso, tomando o lugar dos heróis e o rapaz aí de cima foi escolhido pra ser o Gonku, e segundo parece o filme irá estrear lá pra 2010.

Em todo o caso o que me deixa de pé atrás e o facto consumado de que quando uma coisa é boa no seu formato original, quando passa pro cinema fica uma bosta.

Quem como eu leu Eragon, ficou desiludido da forma como a história toda foi assassinada , de como se mudou visualmente os personagens e como ficou tudo tão pobrinho.

Daí que já por conta disso, fui dar uma bisbilhotada pelos diversos sites de Dragon Ball Z - The Movie, pra saber como aquilo anda.

E lá vem a primeira facada: Gonku estará na Universidade quando a história começa. Boa, estragaram tudo. O mais fixe dele era a pouca apetência pros estudos, e de como a dedicação dele só era virada pra comida e porrada. Se fizerem do Gonku um tipo sério demais e sem pinga daquela inocência dele...perdeu-se o melhor dele.

Mas vamos ver que acontece...já que o projecto anda se arrastando desde 2004, com desistências, avanços e retrocessos.

O melhor mesmo é esperar para ver.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

E foi uma Segunda Feira....



Acho que é a ilustração mais aproximada de como tem sido pra mim a Net esta semana.
Sinceramente, cada dia que passa, mais me aproximo do facto que a publicidade é cada vez mais enganosa.

Se vocês derem atenção quando na propaganda dizem que a "Zona" é a melhor e tal, duvidem. Além de ser a mais cara é a que tem pior serviço aos clientes. Foi-me absolutamente impossível postar ou ler qualquer coisa na Net.

Juntando o facto de outros empecilhos normais de uma Segunda Feira que se preze pra mim, de um rol infinito de coisinhas embirrantes me chatearem e no fim de tudo, não poder falar com ninguém....foi a gota d'água.

Só hoje, depois de muitas peripécias, estou aqui escrevendo estas mal fadadas linhas, como minha terapia comportamental.

Felizmente acabaram as eleições nos EUA, acabou um circo que durou....uns dois anos não é??

Me pergunto agora que outra coisa falarão até à exaustão, que outras gafes serão descobertas e que outras coisas nojentas serão usadas como pedra de arremesso.

E pra mal dos meus pecados, chegou o Inverno, com eles os casacos, as botas e o bater dos dentes. Céu fechado e cinzento, dá uma melancolia que nem te conto!!!


Faz de conta que é um PS: Não sei porque, mas tenho uma intuição de que o Obama será um tipo de Kennedy...