terça-feira, 21 de agosto de 2007

Défice de Natalidade em Portugal


Não é difícil descobrir porque Portugal atravessa uma das maiores baixas em termos de natalidade. É um défice assustador, que põe em risco os futuros reformados deste país.

Dão como causas principais, o custo de vida, e na verdade, se eu estivesse ainda a espera que a vida melhorasse pra ter filho, estaria sem nenhum agora. Portanto, não é uma causa de peso.

Outra causa apontada, é que cada vez mais estão fechando maternidades, uma conversa tipo pescada com rabo na boca, se não nasce, para que o serviço, se não tem serviço, como vou fazer para ter um filho?? E vão nascendo crianças nas ambulâncias.

Depois dizem que é por causa da falta de empregos, e da entrada tardia no mercado de trabalho. E realmente, é um disparate ver mães aos 44 ou então aos 14. Tem de tudo.

Mas depois, reflectindo bem sobre este assunto e vendo o que me rodeia, cada vez mais acho que o que falta é paciência e pouco investimento na educação. E passo a explicar:

Imagine que é solteiro/a e que vai no supermercado com eu, e vê uma criança deitada no chão com uma monumental birra, aos gritos, porque quer o chocolate do Noddy (essa praga de boneco), o pai dizendo que não, e depois a avozinha correndo pra ir buscar o dito chocolate...
Vendo bem, a culpa até nem é da criancinha, mas de quem desautoriza os pais. Com o chocolate na mão, calou logo, levantou com o maior sorrizão e lá foi o menino com aquilo que queria.

De uma outra vez, estava na fila da caixa com uma amiga, um menino dos seus 4 anos anos começa com uma birra fenomenal, porque queria um brinquedo qualquer. A mãe disse que não, e o resultado...foi deprimente:
O garoto começa a gritar " sua puta, tu és uma puta!!!!" dá-me o (tal brinquedo) sua putaaaaaa!!!!

Não era nada comigo, mas eu estava envergonhada, assim como todo o supermercado. Resposta da mãe, com tom de voz de mulher afectada, com mania de Jet Set : " O menino esteja calado"

...........

Vinte minutos depois, saem de lá, empurrando o carrinho, ele numa fúria total, ainda vociferando aquelas palavras acima citadas, e a mãe na maior das calmas...

Já pra não falar das criancinhas, filhos ou enteados dos meus vizinhos de cima, sim, daquela histérica sexual.

Tudo bem, fui criança, toquei muita campainha e fugi, é normal, trocam os capachos...tudo bem.
Agora, ficar gritando em plenos pulmões da janela, FILHO DA PUTAAAAAAA!!! aí vamos com calma com o andor que o santo é de barro.

Felizmente as criancinhas só aprecem de 15 em 15 dias, e a coisa vai, mas a paciência já não é muita.

Agora que leu isso, e quer ter filho, pense bem se quer ter uma peste dessas na sua vida dando cabo da sua cabeça e dando espectáculo e sem lucrar com isso.
E para aqueles que dizem : " Ahhhh se fosse meu filho, levava umas palmadas no rabo e passava a birra" quero informar que são justamente os filhos desses que fazem as maiores,porque os pais se tornaram permissivos demais. Casos comprovados.

Arranjam desculpas para todas as birras dos pestes, começa aos 8 meses, dizendo que é tudo por causados dentes...e a coisa vai até aos 18 , quando ele bate na avó e chuta o cão, a razão é a mesma... são os dentes do ciso.

A razão maior para a descida da taxa de natalidade, é ver essa cambada de pestinhas a solta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem gente que acha que ter filho é como ter bicho de estimação.