quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O país das oportunidades


O povo português tem a mania de reclamar da vida que leva aqui, e é eminentemente, um país de emigrantes.
Largam casa, família em busca de uma vida melhor e obviamente , mais dinheiro. Uns anos atrás, toda a gente via nos EUA o paraíso das oportunidades, onde se poderia chegar sem tostão furado no bolso e fazer fortuna e fama.

Verdade seja dita, antes da administração Bush tal era possível, mas agora vendo bem as coisas, nem pensar. Basta saber que o valor do salário mínimo não é corrigido há mais de 10 anos, embora o custo de vida por lá ande aos trancos e barrancos desde o 11 de Setembro.

Uma pequena pesquisa que fiz, com ajuda de publicações e da própria Net, cheguei à este cenário :

500 mil adolescentes fazem trabalho sansonal e na agricultura, tanto rapazes como moças não tem direitos laborais como os demais trabalhadores do país. Começam mais cedo e terminam mais tarde, uma clara violação do direito laboral.... mas opa!! ele não tem direitos mesmo né?!!

Aos 16 anos já lidam com produtos químicos e equipamentos perigosos, o que talvez explique a quantidade de cancros e mal formações de fetos.

36,5 milhões de pessoas vivem abaixo do limite da pobreza, 47 milhões não tem seguro médico. Porque por lá, TEM que ter seguro médico pra ser atendido, ou então, mesmo em hospital público compra banquinho e espera horas pra ser atendido...

1 em cada 8 habitantes estão na miséria...Tudo bem que o país é grande e cabe gente lá até demais, mas com tanta garganta, tanta conversa democrática e cheia de boas intenções, não se esperaria um país mais justo??

É certo que temos o Sócrates, que é pior que o Katrina, destrói e arrasa tudo, mas quem é o culpado???

O povo que votou nele, e que possivelmente votará em outra coisa pior ainda, pelo simples facto que se olha pra cor do partido ao invés do que é melhor pro país...e ainda me pergunto, se tendo sido escolhido Salazar como o português do século XX, não terá ligado uma luz algures.

Não, não sou de esquerda, direita, do centro ou coisa que o valha. Acredito que a política é um nojo. Mais nada.

Todos os países tem seus podres, suas faltas, seu porquês, mas , e continuo afirmando, o poder de voto que o povo tem nas mãos, não é aproveitado, ou dado valor.

E não existem paraísos, mas mesmo assim, olhando bem à volta, Portugal ainda é um bom lugar pra viver, a única coisa a fazer é enxotar as sanguessugas que vivem dos nossos impostos.

2 comentários:

FAXINEIRA disse...

Duas coisas me preocupam em morar nos States: a comida e o Bush. Só. Pq o povo americano, besta e arrogante que só, eu me acostumaria fácil como os pobres metido a ricos daqui.

Lu disse...

Oi, irmã da Débora, eu tb passo por aqui! Pra ver o meu blog é só me mandar seu e-mail da conta google pra eu cadastrar.
Bjs,
Lu