terça-feira, 9 de setembro de 2008

O fim do segredo


Como este humilde blog é lido por pessoas de todos os lado em que se fala a língua portuguesa, não cai nada mal falar de uma coisa que ao mesmo tempo que é instrutiva é ao mesmo tempo um dos meus muitos desabafos.

Uma das coisas que mais me faziam confusão à minha cabeça, eram os trajes regionais. Alguns eram pra mim, uma verdadeira tortura. Mas isso é também um reflexo de um trauma meu de infância. Meus avós portugas resolveram me vestir com um traje do Minho...no Carnaval ...quando eu vivia no Brasil.
Traje de minhota tem uma porrada de saiotes, culotes, meia alta até ao joelho, peitilho, camisa de algodão de manga comprida, colete, saia e lenço de LÃ!!!! Carnaval no Brasil é com calor, de andar tudo pelado.

Mas avós saudosistas dão nisto: o pior mico que paguei na minha vida. E tudo porque eu tinha apenas uns 4 anos e não podia me rebelar... mas até me rebelei...puxei o brinco da minha avó e quase rasguei ( ou rasguei mesmo) a orelha dela. Ahhh e saí com uma porrada de ouro em cima. Isto foi no tempo em que se podia sair com jóias nas ruas do Brasil.

Mas continuando.

Sabem porque as mulheres da Nazaré (cidade a beira mar, local de veraneio e famoso pela sua santa), no seu traje usam 7 saiotes??
Quem me esclareceu isso, foi uma professora de Liceu. Tá, eu fui uma betinha, estudei em Liceu. Esquece.

Ela dizia que os 7 saiotes tinham um caris erótico. ??? Fiquei besta. Num país eminentemente católico, usar saiotes pra ser motorzinho de arranque???

Aí, ela meio rindo, explicou que era mais ou menos o contrário, era um tipo de "sossega leão." Então a coisa é assim:

Os maridos das nazarenas, saiam para o mar, pra pescar o sustento da casa. Muitas vezes, estes homens ficavam dias no mar, na companhia de seu colegas...e nada de sereias. Quando voltavam pra casa, vinham cheios de amor pra dar, e sabe como é, quando isso acontece, ficam um pouco...fogosos demais.
Daí que o tirar das 7 saias, além de ser um stripp particular, dá tempo de ele colocar as ideias no lugar e ser mais comedido. Achei interessante.

Chegar até ao xis da questão levava o seu tempo, tinha toda aquela magia das roupas interiores, com os bordados, as cambraias, as redinhas, laços...todo aquele mistério feminino que faziam os homens sonhar.

Vamos já de cara esclarecer uma coisa: não sou púdica, nem bota de elástico, nem moralista. Mas alguém pode me explicar qual é a piada de usar roupas que parecem lingerie??

Vestidos, tops, tudo imitando as lingeries, sutiãs fora da blusa, ou debaixo de uma blusa transparente...

A moda tirou a graça toda do mistério da lingerie. Do segredo da sedução. Acabou de vez isso tudo. Neste momento tá tudo à vista desarmada.

Lembram daquela novela da Tieta, em que um dos grandes mistérios da cidade, era quererem saber se a viúva usava "calçola vermelha"??

Não sei se é por por ter nascido com uma mente curiosa, de querer desvendar segredos, que me faz sentir tão frustrada dever que banalizam tudo.

E já agora, aquele livrinho infeliz chamado O Segredo...não passa de uma colcha de retalhos de pensamentos alheios. E só fez sucesso por dois motivos: como as pessoas tem preguiça de ler, é mais fácil ler aquele pedacinhos infames. depois o título, que parece que vão dar a receita da pólvora sem chumbo.

Ô livrinho miserável....

1 comentário:

FAXINEIRA disse...

Ô livrinho miserável(2)

Na boa, cada um tem seu fetiche. Talvez as saias proporcionassem um odor muito característico e procurado pelos pescadores.

Eca!